Skip to content

FRONTEIRAS | Fogueteiro – Seixal

17/06/2011

O Fogueteiro pertence à freguesia da Amora, concelho do Seixal.

É um dos dormitórios da Zona Metropolitana de Lisboa. Desenvolveu-se na margem Este do rio Judeu, um pequeno braço do Estuário do Tejo. É fruto do vertiginoso crescimento da Margem Sul nas décadas de 1960/70 em que a ruralidade foi dando lugar à habitação em altura, à instalação de grandes superficies comercias e à consequente rede viária.

Ainda restam algumas hortas, quintas e fábricas, na maioria arruinadas, fantasmas à espera do fatal, às vezes sinistro, golpe imobiliário. E algumas habitações, muitas convertidas para o comércio.

O nó do Fogueteiro é um importante cruzamento da auto-estrada A2 com as estradas que ligam ao Seixal e a  Sesimbra / Setúbal (EN10). O Fogueteiro aparece com frequencia nos boletins matinais das rádios  devido aos conhecidos e desesperantes engarrafamentos de trânsito que amiúde começam nesta zona.

A Av. da Liberdade (nesta foto) é um pequeno troço mesmo à entrada da localidade, dando lugar logo a seguir à Av. 1º de Maio, na direcção do Seixal.

É de notar a toponímia dos arruamentos, em grande número ligados à Revolução (1º de Maio, Liberdade, 25 de Abril ou Humberto Delgado, a principal rua da localidade). Testemunham a forte politização à esquerda da população, na maioria operários fabris, bastantes oriundos do Alentejo.  Muitos foram procurar melhor vida a trabalhar nas grandes fábricas da zona. A defunta Siderurgia Nacional terá sido um dos grandes empregadores, hoje substituída pelas grandes superfícies comerciais e pelos serviços das imediações. Mas será sobretudo fora da localidade que a população da zona trabalha, Lisboa incluída.

Actualmente o Fogueteiro alberga uma importante comunidade africana, talvez em maioria, e uma comunidade cigana assinalável.

Estas fotografias foram feitas no dia 9 de Junho de 2011, num breve passeio, entre as 11h24m e as 11h47m. Mostram a zona da Av. da Liberdade e início da Av. 1º de Maio.

Clique para ver a galeria com todas as 16 imagens.

Fogueteiro - Seixal. Avenida da Liberdade

Advertisements

From → galeria, periferias

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: